A FUNDIÇÃO

Chico Buarque

Galeria de Fotos

CHICO BUARQUE

1989

O show comemorativo dos 25 anos da carreira de Chico Buarque foi filmado e transformado no documentário “Chico ou O País da Delicadeza Perdida”, por Walter Salles e Nelson Motta.

Além da performance, ficou retratado um momento nas reformas da Fundição em que, o estado semi-construído do prédio, deixava constantemente à vista de um lado, as luzes do centro da cidade e do outro lado os Arcos da Lapa. Um contraste entre passado e presente, entre duas concepções do Rio de Janeiro que convida à reflexões. Uma crítica publicada no site do cantor [http://www.chicobuarque.com.br/critica/mestre.asp?pg=../critica/crit_delicadeza_bmg.htm] assim descreve o cenário: “De um lado, o Rio de agora, o oficial, com seus prédios públicos de arquitetura arrojada, pós-moderna; girando-se o corpo, vê-se o aqueduto dos Arcos, o casario de Santa Teresa, a cidade boêmia cantada freqüentada por malandros verdadeiros, prostitutas, jogadores, que Noel cantou e onde Manuel Bandeira morava. (...) Walter Salles e Nelson Motta não escolheram o cenário por acaso. Quiseram mostrar, com as músicas, que o repertório de Chico mudou, ao longo dos anos, como mudou a cidade, como mudaram as cidades”.

O documentário foi lançado em março de 1990, pela emissora francesa FR3 e no Brasil em dezembro do mesmo ano pela Rede Manchete. Em 2003 foi recuperado e lançado em DVD pela BMG. Oferece uma análise da sociedade brasileira e de suas transformações a partir das décadas de 50 e 60, anos da juventude e do início da carreira de Chico Buarque. Imagens de acervo dessa época são combinadas a cenas do filme Uma Avenida Chamada Brasil, de Otávio Ribeiro - uma representação da brutalidade que se percebia no presente, no fim dos anos 80.

Sobrepostos, depoimentos de Chico sobre música brasileira, sobre as realidades sociais do país, e sobre sua própria carreira.

Ainda inacabada, a Fundição Progresso, aos poucos, ia se firmando na cena cultural carioca. Apresentações como essa claramente utilizavam em seu proveito o espaço singular de uma antiga fábrica em plena reconstrução.