MULTICULTURAL

FILOSOFIA - A ORIGEM DA MÚSICA | EMERSON FACÃO

FILOSOFIA - A ORIGEM DA MÚSICA | EMERSON FACÃO

Seja bem vindo ao programa FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2020!
Você está se inscrevendo em uma de nossas atividades gratuitas online. 

Esta oficina oferece 4 aulas, nos dias 23 e 30 de outubro e 06 e 13/NOV (6ª feiras), a partir das 17h00. Contamos com a sua presença virtual na atividade marcada no dia e horário informados. 

Esta atividade é gratuita e tem vagas limitadas. Em caso de desistência, favor informar o mais breve possível através do email fundicao.multicutural@gmail.com para que outra pessoa possa utilizar a vaga e a oportunidade possa ser aproveitada da melhor maneira  ;-)

Contamos com sua presença virtual!

INSCREVA-SE: FILOSOFIA - A ORIGEM DA MÚSICA


TURMA ÚNICA - 4 aulas com 2 horas de duração - carga horária total 8 horas

- 23/OUT - Sexta-feira - das 17h às 19h
- 30/OUT - Sexta-feira - das 17h às 19h
- 06/NOV - Sexta-feira - das 17h às 19h
- 13/NOV - Sexta-feira - das 17h às 19h

*PROFESSOR: Emerson Facão

*SOBRE O PROFESSOR: Emerson Facão é poeta, músico, educador, pesquisador, professor de Filosofia. É graduado pela UERJ e possui mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-Rio. Desenvolve seu trabalho na área de Filosofia, Arte e Educação, com ênfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Política, Estética e Filosofia da Linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Natureza, Poética, Sofística, Pré-socráticos, Literatura Grega, Latina, Indígena e Egípcia.

*ÁREA DO CONHECIMENTO: Ética, Epistemologia, Política Educação e Cultura.

*HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Reflexão, interpretação e argumentação.

*CONTEÚDO: Desde a antiguidade a música exerceu uma grande influência na cultura ocidental e oriental. Para os gregos, por exemplo, a sua origem é divina e está em conexão com o mundo humano através da Mitologia, Religião, Poesia e Filosofia. A Mousiké, a arte das musas, pode ser definida como uma linguagem universal que tem o poder de expressar o princípio real da harmonia e da ordem da Natureza (Phýsis). No diálogo Fédon (61a), Platão afirma que a Filosofia é a Música suprema, pois ela tem afinidade com a nossa capacidade racional que busca o Justo, Bom e o Belo. O músico compartilha com o poeta e o filósofo a mesma habilidade de compreender as proporções, ritmos e melodias que revelam a natureza de todas as coisas da criação. Portanto, a arte do som não era apenas um objeto de entretenimento estético entre os antigos, mas também uma forma de investigação que tinha a pretensão de apresentar a esfera divina, cosmológica e metafísica e a sua relação com a esfera humana. O nosso mini-curso pretende apresentar algumas dessas características desse fenômeno na antiguidade a partir dos seguintes eixos temáticos: 
I. A origem da Música e o nascimento da Poesia e Filosofia.
II. A harmonia dos contrários como princípio norteador da criação.
III. O Homem, a Cidade e o Cosmo.
IV. Sobre a importância do Diálogo para a organização do mundo humano.

*PERFIL DO PÚBLICO: Qualquer idade a partir de 17 anos
*QUANTIDADE DE ALUNOS: até 300 alunos

 

 

FILOSOFIA - A ORIGEM DA MÚSICA | EMERSON FACÃO

Aulas:

23 e 30/10 e 06 e 12/11

Gratuito