MULTICULTURAL

DANÇA AFRO E SUAS CONEXÕES

DANÇA AFRO E SUAS CONEXÕES

Seja bem vindo ao programa FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2020!
Você está se inscrevendo em uma de nossas atividades gratuitas online. 

 

CURSO: DANÇA AFRO E SUAS CONEXÕES

TURMA ÚNICA - 12 aulas com 40 minutos de duração - carga horária total 8 horas - 3 vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras às 9h da manhã

02/NOV - Segunda-feira - das 9h às 9h40

04/NOV - Quarta-feira - das 9h às 9h40

06/NOV - Sexta-feira - das 9h às 9h40

09/NOV - Segunda-feira - das 9h às 9h40

11/NOV - Quarta-feira - das 9h às 9h40

13/NOV - Sexta-feira - das 9h às 9h40

16/NOV - Segunda-feira - das 9h às 9h40

18/NOV - Quarta-feira - das 9h às 9h40

20/NOV - Sexta-feira - das 9h às 9h40

23/NOV - Segunda-feira - das 9h às 9h40

25/NOV - Quarta-feira - das 9h às 9h40

27/NOV - Sexta-feira - das 9h às 9h40

PROFESSORA: Aline Valentim 

Sobre a Prof: Aline Valentim é referência em dança afro-brasileira e danças populares com mais de 20 anos de atuação. Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, e Pós-Graduada em Terapia pela Faculdade de Dança Angel Vianna. Atua como coreógrafa, bailarina, professora e pesquisadora na área de danças populares brasileiras e danças de matriz africana. Seu trabalho está pautado nas práticas culturais negras como linguagem artística e caminho para articular saberes e poderes através do corpo. É fundadora da Cia Babalakina com 15 anos de atuação e mantém um núcleo permanente de Dança Afro na Fundição Progresso onde realiza cursos regulares, ensaio e intercâmbios com mestres e bailarinos do Brasil e do mundo. Durante a pandemia adaptou suas aulas ao espaço virtual confirmando o poder de conexão e cura que esta linguagem de Dança promove. "A dança é nossa tecnologia ancestral de saúde, saber, alegria e potência de vida."  

ÁREA DO CONHECIMENTO: Dança, música, cultura negra, cultura afro brasileira e manifestações populares.

PALAVRAS-CHAVE: #corpo; #música; #dança; #culturanegra 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Ritmo, equilíbrio, percepção musical, capacidade aeróbica,  consciência corporal e conhecimentos sobre as manifestações culturais negras.

CONTEÚDO: O curso propõe mobilizar o corpo através de diferentes ritmos e danças de matriz africana, exercitando através de movimentos das danças populares e afro brasileiras, sempre embalados por histórias e referências que tragam informações e inspirações pros corpos ali presentes. Uma dança que conecta e movimenta o corpo, nutre a alma e traz reverberações pra vida. A frequência dos encontros promovem uma imersão paulatina e contínua neste universo de danças, histórias e gestuais. As aulas matinais implementam uma disposição extra e uma inspiração para iniciar a jornada do dia. Pequenas doses de informação, vivência, dança e inspiração a  cada semana.

PERFIL DO PÚBLICO: Preferencialmente adultos sem restrições de idade, basta estar disposto a mover o corpo, exercer a escuta, e mergulhar na fluidez e a energia que as danças afro promovem. 

QUANTIDADE DE ALUNOS: 30 alunos

DANÇA AFRO E SUAS CONEXÕES

Aulas:

Segundas, quartas e sextas de novembro

GRATUITO