MULTICULTURAL

ETNOCULINÁRIA - COMIDA DE TERREIRO

ETNOCULINÁRIA - COMIDA DE TERREIRO

Seja bem vindo ao programa FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2020!
Você está se inscrevendo em uma de nossas atividades gratuitas online. 

 

ETNOCULINÁRIA - COMIDA DE TERREIRO

TURMA ÚNICA - 4 aulas com 2 horas de duração - carga horária total 8 horas

03/NOV - terça-feira - das 11h às 13h

10/NOV - terça-feira - das 11h às 13h

17/NOV - terça-feira - das 11h às 13h

24/NOV - terça-feira - das 11h às 13h

PROFESSORA: Leila Carneiro Leão 

Sobre os Profs: Leila Leão é chef responsável pela cozinha da Casa Omolokum,  começou sua vida dentro da cozinha aos 14 anos de idade quando foi iniciada em religião de matriz africana e foi introduzida nos mistérios da culinária sagrada, onde o aprendizado é através de oralidade e vivência. Com 27 anos de experiência nos segredos da cozinha de axé,Leila alimenta o corpo e a alma de quem busca imersão nesse universo encantador da comida de terreiro. A Oficina oferece um momento único através da imersão em sabores, aromas, sons e comportamento de uma cultura muito antiga que faz parte da história do Brasil.

ÁREA DO CONHECIMENTO: Culinária de matriz africana, cultura afro brasileira

PALAVRAS-CHAVE: Etnoculinária, Comida de terreiro, gastronomia popular brasileira.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Os alunos poderão desenvolver uma base na comida de dendê,  assim possibilitando a cocção de outros pratos posteriormente. Além da imersão no conhecimento sobre a história ancestral dos sabores que contribuíram na formação cultural e religiosa de todo um povo, quebrando assim tabus e conceitos pré-estabelecidos sobre essa culinária tão rica, saborosa e cheia de história.

CONTEÚDO: Duas aulas serão de culinária de terreiro e duas aulas de culinária afro-brasileira. As aulas passarão por uma introdução teórica sobre a história desses pratos, suas origens e influências. Será informado por email todos os ingredientes de cada receita que será preparada e os alunos poderão cozinhar os pratos em suas casas ao mesmo tempo que a professora.  Ao final de cada aula terão resultado imediato pronto para o seu almoço, degustando o prato do dia e fazendo considerações sobre os temas abordados na aula.

MATERIAL NECESSÁRIO: Panelas de pressão, Panela tradicional de uso diário, Faca, Colher de pau, Colheres tamanhos diversos, Tábua de corte, Copo com medidas, Liquidificador ou centrífuga, além dos ingredientes que serão informados por email e poderão ser adquiridos pelos alunos para a elaboração da receita em suas casas.

PERFIL DO PÚBLICO: A partir de 14 anos, interessados em culinária

QUANTIDADE DE ALUNOS: 30 alunos

ETNOCULINÁRIA - COMIDA DE TERREIRO

Aulas:

Terças de novembro

GRATUITO