A FUNDIÇÃO
FÁBRICA PROGRESSO
Galeria de Fotos
FÁBRICA PROGRESSO
1881-1976
O prédio da Rua dos Arcos foi construído em 1881, e até 1976 nele funcionou primeiro a Fábrica de Fogões Progresso - “toda feita de ferro nacional” e “habilitada a produzir cofres, fogões, ferros de engomar, caixas de água, portas e portões de ferro e aço e em geral todo e qualquer trabalho de fundição e serralheria”, segundo uma reportagem publicada no Jornal de Brasil em 1916 - e depois a Fundição de Ferros e Outros Metais.
Por muitos anos, foi o principal abastecedor da cidade de grades de ferro, que antes eram importadas. A fábrica foi desapropriada em 1975, devido ao projeto de construção de uma grande avenida que cortaria todo o Centro da cidade.
É importante, hoje, manter viva a memória da Fábrica Progresso, ícone de uma parte significativa da história do bairro que ainda é pouco lembrada. Além de reduto da economia carioca, a Lapa foi zona industrial no ramo de móveis, alimentos e bebidas; a Fundição Progresso foi durante muito tempo parte integral do que dava vida à região no entorno dos Arcos.