BLOG

#ESTUDEOFUNK

Um dos galpões da Fundição Progresso vem sendo a casa criativa de cinquenta artistas que desenvolvem novas habilidades e aprendem sobre a indústria musical, além de exercitar o lado criativo construindo novas composições, gravando e criando novos beats. Os primeiros ciclos do #estudeofunk já estão movimentando a cena do funk e agora, finalizando as aulas do Ciclo III e prontos para os nossos novos lançamentos.

O nosso primeiro álbum #EOFUNK VOLUME 01 foi lançado no dia 24 de março, conta com 16 faixas inéditas e já está disponível em todas as plataformas de áudio. (ouça em: https://play.atabaque.biz/EOFVolume1)

O projeto, que é idealizado pela Fundição Progresso e Viva Brasil com o patrocínio de Beats, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura do Rio, Secretaria Especial de Integração Metropolitana através do Programa Integra Rio, abriu inscrições para a primeira turma do edital em abril de 2022, recebendo o material de mais de 200 candidatos entre MCs, DJs, beatmakers, dançarinos e produtores.

Com aulas que vão da criação musical à estratégias para ganhar o mercado, o projeto foi matéria do Caderno de Cultura do Jornal O Globo, que ressaltou a importância de as mulheres liderarem esse pioneiro projeto artístico. "As mulheres estão em evidência na cena do funk, mas na verdade elas sempre estiveram lá. É só ver a Mãe Loura, que produzia bailes e programas de TV e rádio, e artistas como Cacau, a Tati Quebra Barraco e a Deize Tigrona", citou Taisa Machado, professora e diretora artística do projeto.

A partir de agora, um novo mundo de oportunidades está se abrindo para que os selecionados possam se desenvolver artisticamente. O #estudeofunk vai promover uma imersão no mercado musical com ações presenciais com artistas e profissionais protagonistas na cena atual do funk carioca.

Mais informações: www.estudeofunk.com.br