BLOG
FUNDIÇÃO PROGRESSO REALIZA QUINTA EDIÇÃO DO PLANTE RIO
Projeto de vanguarda ambiental do centro cultural da Lapa aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e trouxe temas como 'Educação Primária, Justiça Ambiental, Racismo Ambiental, Regeneração da natureza’
O PLANTE RIO é um evento que vem sendo realizado pela Fundição Progresso desde 2016 com o intuito de contribuir para o envolvimento de uma grande diversidade de pessoas na temática ambiental e agroecológica. Por ser realizado neste importante Centro cultural no Rio de Janeiro, tem um papel educador e comunicador grandioso, agregando a população da cidade em torno da pauta ecológica em todas suas complexidades e correlações.
O evento conta com a participação de diversos articuladores da pauta ambiental e agroecológica, propondo uma reflexão sobre o espaço da natureza no meio urbano e sobre como podemos desenvolver práticas que melhorem a qualidade de vida, a segurança alimentar, o conhecimento sobre o cultivo e consumo de plantas sem agrotóxicos e a utilização do espaço urbano como áreas verdes produtivas. A quinta edição do Plante Rio também vai mobilizar a cidade para o Congresso Brasileiro de Agroecologia, que terá sua 12* edição sediada na Fundição Progresso, de 20 a 23 de novembro, com o lema “Agroecologia na boca do povo”.
Em constante movimento, a Fundição Progresso vem promovendo diversas outras iniciativas ‘verdes’. Em 2019, última edição do Plante Rio, inaugurou o primeiro Jardim de Chuva, da cidade do Rio de Janeiro. Também em edições anteriores do Plante Rio, o evento reuniu na mesma mesa nomes como Sergio Besserman, e o líder indígena Ailton Krenak, entre outros. No espaço Canto das Flores, no centro cultural, são tratados temas como jardinagem para adolescentes em situação de vulnerabilidade, em parceria com a empresa Irmãos Green, além do aproveitamento de materiais para instrumentos e obras do artista Marcelo Rasta.
Além disso, todos os eventos na Fundição são ´Lixo Zero`, contribuindo para a redução dos impactos de materiais na natureza. Os resíduos seguem para a oficina de reciclagem, onde retornam para o ciclo produtivo, diminuindo a quantidade de material aterrado, evitando a poluição do ar, terra e água, gerando trabalho e renda para cooperativas de reciclagem.
As atividades para o evento Plante Rio 2023 foram: seminário; rodas de conversa; mutirão de plantio em agricultura urbana; feira de produtos agroecológicos; oficinas e workshops; alimentação saudável; performances artísticas; cenografia temática; instalações visuais; programação infantil; interação com a comunidade e lançamentos de livros.