BLOG
CINEFESTA apresenta documentário “Corpolítica” sobre a representatividade LGBTQIA+ na política
Depois de passar por mais de dez festivais e colecionar prêmios nacionais e internacionais, "Corpolítica" foi exibido em projeção ao ar livre na Cine Festa, na Fundição Progresso. Escrito e dirigido por Pedro Henrique França, e produzido por Marcos Pigossi, o documentário aborda a importância da representatividade LGBTQIA+ nos cargos políticos, assim como a humanização dos corpos na sociedade e nas famílias brasileiras, mostrando que a coragem para encarar o mundo começa em casa, sobretudo na relação com as mães.
O longa traz depoimentos de candidatos a deputados e vereadores na disputa das eleições de 2020, entre eles Erika Hilton, Monica Benício, Fernando Holiday e Jean Wyllys.
O longa recebeu os títulos de Melhor Documentário no Queer Lisboa e no Festival do Rio, Melhor Filme Nacional no Mix Brasil, Melhor Roteiro no Festival Internacional de Brasília, Melhor Filme LGBTQIA+ no Montreal Independent Film Festival, além de ter sido selecionado para mais de dez festivais nacionais e internacionais, como a Mostra de São Paulo, Merlinka Festival, na Sérvia, Hollywood Brazilian Film Festival, em Los Angeles, CinHomo, na Espanha, e Queergestreift, na Alemanha.
Pedro Henrique França é diretor, roteirista, jornalista e ator. Assinou roteiro de programas como “Esquenta”, da Regina Casé, a premiada série documental “Quebrando o Tabu” e o programa “Que História é Essa, Porchat?”. Fundador da produtora Representa, dedica-se a projetos audiovisuais com foco na promoção da diversidade de corpos e narrativas.
Marcos Pigossi é ator e produtor de teatro e cinema. Trabalhou 12 anos na Rede Globo, realizando dez novelas. Atuou e produziu três peças de teatro junto com a Cia Limite 151 no Rio de Janeiro. Em 2016 iniciou uma parceria com a Netflix, e atuou em três produções diferentes em três países e idiomas diferentes: Tidelands (2018, Austrália), Cidade Invisível, no Brasil, e Alto Mar, na Espanha (2020).