BLOG
Cântico de Si: uma oficina sobre a natureza do nosso corpo
por Alison Cardoso Brandão
A programação do segundo dia da 6ª edição do Plante Rio foi recheada de oficinas. Entre elas, a oficina “Cântico de Si: nossa árvore de nascimento segundo uma ótica africana”, ministrada pela educadora Yá Wanda Araújo, que também é jornalista e responsável pela casa de axé Ylê Asè Egi Omim. A roda de conversa teve como pauta principal a reconexão com o eu interior e a harmonia entre corpo, mente e natureza, explorando elementos da história pessoal dos participantes por meio de poesia e compartilhamento de saberes.
Fazendo uma analogia entre a árvore africana Baobá e o corpo humano, a ativista na luta antirracista ressaltou a importância da busca pelo autoconhecimento. A partir de atividades que incentivavam a expressão de sentimentos e a exploração do interior, a Yalorixá utilizou ferramentas como desenhos, escrita e contos para que os participantes articulassem perspectivas pessoais sobre si mesmos e sobre o mundo, pedindo que escrevessem o que trouxeram, o que levaram e o que deixaram da oficina.
Com a oralidade como foco principal, valorizando a escuta e o saber ancestral, histórias e sentimentos foram compartilhados, proporcionando reflexões pessoais e espirituais. A todo momento, a mãe de santo ressaltou a importância da coletividade nesse processo, deixando uma mensagem de confiança e amor-próprio para cada um dos participantes da iniciativa. No fim, a educadora deixou uma importante mensagem: “Faça morada dentro de você!”.
Da Redação Plante Rio
Sob supervisão de Clara Lugão e Matt Vieira
Fotos: Alison Cardoso Brandão