BLOG
Memorial homenageia a luta de defensores socioambientais com distribuição de mudas
Por Isabella Rodrigues
O Memorial das Pessoas Encantadas é um espaço dedicado à memória de mestres e mestras que dedicaram suas vidas à construção de novos sentidos e projetos para a sociedade.
Por meio de mudas de árvores, a homenagem simboliza a história e a memória de indivíduos que lutaram por causas coletivas, conectando suas lutas ao ciclo de vida e à natureza. As espécies escolhidas são nativas da Mata Atlântica, e a recomendação é que sejam plantadas em áreas rurais, promovendo a restauração florestal.
Em muitas culturas de povos originários, a árvore representa um símbolo de origem e conexão entre mundos. Suas raízes profundas e copas que alcançam os céus remetem à ideia de continuidade entre passado, presente e futuro. O memorial celebra essa simbologia, não com minutos de silêncio, mas com uma vida inteira de lutas, honrando o legado daqueles que vieram antes de nós e plantaram as sementes de transformação social.
Concebido para o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), realizado em 2023 no Fundição Progresso, o Memorial nasceu em um contexto pós-pandemia, como uma forma de homenagear as muitas perdas sofridas, especialmente de ambientalistas e líderes de comunidades tradicionais vítimas de violência. O Memorial também celebra o legado inspirador que essas figuras deixam para as lutas futuras.
Maurício Leonard, multiartista e professor da UFOP, um dos idealizadores do projeto, expressou o desejo de que essas mudas se tornem árvores simbólicas: "Essas árvores irão se reproduzir, suas sementes e frutos alimentarão um território mágico que irá inspirar a luta dos que estão e dos que virão".
Da Redação Plante Rio
Sob supervisão de Clara Lugão e Matt Vieira
Foto: Willer José I Mundo Berriel