BLOG
Oficina de culinária do Plante Rio promove encontros e reflexões sobre o combate aos impactos da crise ambiental
Por Bruno da Silva e Pâmela Thompson
O segundo dia da 6ª edição do Plante Rio contou com a oficina “Alimentando ideias”, ministrada pelo grupo Alimentamente, um projeto de educação socioambiental através da culinária, fundado por Onaldo Brancante, em 2015. Quando perguntado sobre o que motivou a criação da organização, o bacharel em Ecologia disse que desejava criar um espaço de educação sobre as questões ambientais, mas de forma que o discurso tivesse relação com o cotidiano. E assim, a culinária se transformou em metodologia.
A oficina começou com a pergunta “como vocês enxergam a relação entre comida e as questões ambientais?”. A primeira resposta foi: o clima afeta a produção. A partir disso, foram explorados outros problemas, como a atuação do agronegócio na produção dos ingredientes, a falta de diversidade alimentar no prato dos brasileiros, justificada também pela dificuldade de investir tempo nos preparos diante da pressa da rotina e a quantidade massiva de produtos ultraprocessados nos mercados. A conclusão foi de que a produção, como ocorre hoje no mundo, é um dos grandes causadores da crise climática que estamos vivendo.
As participantes, todas mulheres, refletiram sobre uma declaração do CEO da IFood, que disse que “em 10 anos, ninguém mais vai cozinhar”. Mayná, coordenadora do Alimentamente, apontou que esse pensamento faz parte de um projeto que afasta a população de um ato que é indissociável à nossa existência, além de invisibilizar todas as mãos que passam pelo ciclo da produção alimentícia.
Depois da conversa, o grupo se organizou em mesas para pôr a mão na massa e elaborar um prato que valorizasse ingredientes benéficos tanto para a saúde do indivíduo, quanto para a do meio ambiente. O preparo do hambúrguer de feijão fradinho e abobrinha, acompanhado de uma maionese de mandioca, salada com molho de abacate e cebolas roxas caramelizadas, preencheu o espaço com aromas e sons que chamaram a atenção de todos que passavam. Cozinha reúne, e no Plante Rio não foi diferente.
Da Redação Plante Rio
Sob supervisão de Clara Lugão e Matt Vieira
Foto: Willer José I Mundo Berriel