BLOG
Vera Fróes retorna ao Plante Rio para oficina sobre plantas medicinais
Vera Fróes, especialista em plantas medicinais e moradora das montanhas de Teresópolis, ministrou a oficina Farmácia Viva, uma aula sobre uso de plantas medicinais.
Os participantes foram envolvidos em uma experiência sensorial desde o início: as plantas expostas nas mesas e o aroma das ervas abraçaram o público. Em seguida, os presentes experimentaram quintessência de rosa ou menta, cada uma com propriedades específicas e simbólicas.
Vera, vice-presidente do IECAM (Instituto de Estudos Culturais e Ambientais), começou a oficina dizendo que em tempos de mudanças sociais e ambientais, como os que vivemos agora, a flora medicinal oferece à todos maneiras de recuperar a saúde mental, física e espiritual. O “Povo Planta”, como ela se refere às ervas, é um tesouro pouco explorado pelo público geral. Fróes diz que “o brasileiro pisa no remédio e senta na comida”. O Brasil possui um quarto das plantas medicinais do planeta, o que equivale a mais ou menos 55 mil plantas que podem ser cultivadas e usadas por todos.
Uma das participantes da oficina, Débora, 41 anos, contou que, apesar de não trabalhar com ervas medicinais, sempre prefere tratamentos que utilizem opções fitoterápicas. Influenciada desde a infância pela madrinha da irmã, que era agrônoma, Débora diz que a fitoterapia é uma opção mais acessível e benéfica, por ser mais barata e não ter efeitos colaterais.
A oficina foi encerrada com uma reflexão a respeito do ato revolucionário que é colher uma planta para fins fitoterápicos, e com uma dica: para perturbações espirituais, banho de colônia na lua cheia é a melhor solução.
REDAÇÃO PLANTE RIO:
Matéria de Bruno Silva
Fotos de Julia Porto
Supervisão de Clara Lugão e Iago Souza