BLOG
Semana das Mulheres na Fundição levanta a importância do protagonismo feminino nos diferentes espaços
Do samba ao rap, diferentes artistas ocupam a Fundição Progresso durante a Semana das Mulheres, celebrando conquistas e reafirmando lutas feministas
Depois de um breve recesso pós jornada carnavalesca, a Fundição Progresso retorna aos trabalhos na semana em que é debatida a luta das mulheres na sociedade. Em homenagem à elas, à nós, a Semana das Mulheres traz uma programação dedicada às artistas de diferentes cenários, do samba ao rap tem mulher no palco mostrando a que vem. É importante contar pra vocês que a própria Fundição é composta por grandes mulheres que fazem a roda girar internamente, ocupando diferentes espaços, de lideranças, procressos criativos, coordenadoria e outros. Nada mais justo do que levar a diante esse protagonismo.
Começamos as atividades com a exibição do Filme ‘Nise: O Coração da Loucura’, de Roberto Berliner, na Cinefesta, que aconteceu na última quinta-feira, dia 05. A edição mensal da nossa festa no terraço com cinema, pipoca e música, trouxe a história da psiquiatra Nise da Silveira, que ficou conhecida por iniciar um novo método de tratamento para a esquizofrenia, por meio da arte e humanização, abolindo os eletrochoques recorrentes na década de 50. O evento começa às 20h30.
Nesta sexta-feira, dia 06, Alice Caymmi e Mc Tha dividem o palco Arena da Fundição Progresso. As duas artistas reconhecidas refletem os talentos da nova geração. Alice apresenta o seu novo projeto Elétrila, sendo o show o primeiro desta nova fase pop. “Eu sou uma artista de origem tradicional, mas que vive o seu próprio tempo. Escolhi não me alienar apesar de ter sido criada nos moldes da ‘alta cultura’.” Afirma a cantora. Já Mc Tha traz singles de sucesso e canções do “Rito de Passá”, primeiro álbum dela, produzido de forma independente, o disco é um “ritual diário que nos ensina a viver o hoje. As dores, as alegrias, as inseguranças, a espera!” Resume a artista.
No final de semana, tem mais, sábado, dia 07, acontece o Rap das Mina com várias mulheres relevantes do cenário, como Azzy, Bivolt, Clara Lima, Ebony e Lourena. Sobre a importância da Semana das Mulheres, Lourena dispara: “Nós sempe lutamos por um espaço maior em todos os segmentos, na música nunca foi diferente. Lutamos para sermos iguais, tratadas com igualdade. Vejo que tivemos vitórias, mas continuamos lutando pelo nosso espaço, dia após dia. Um evento como este mostra a força que temos!”
O domingo, dia 08 – Dia Internacional da Mulher, fecha a programação em grande estilo, com um samba arrumado comandado por Nilze Carvalho, na Feijoada do São Sebastião – Edição Dia das Mulheres. A cantora e cavaquinista se apresenta ao lado de Tia Surica, Dorina e Ana Costa. A abertura fica na responsabilidade das meninas do Moça Prosa e o evento conta com a participação da Dj Bieta. Nilze, já deu o recado: “Coragem, mulherada! Vamos em frente, de preferência sambando, sem dar nem um passo atrás!".
Por: Joyce Lima