Fundição Progresso realiza temporada 2024 da Cinefesta

Serão 4 noites de cinema ao ar livre e música no Terraço com vista para os Arcos da Lapa

A Cinefesta inicia sua temporada 2024 com uma nova programação de filmes em agosto de 2024. No Terraço da Fundição Progresso, a mostra, que reúne cinema e música e faz parte do calendário cultural da cidade, vai receber um filme relacionado à histórias musicais todas as terças, em parceria com a TV Zero. Além do cinema ao ar livre, as noites têm comidinhas especiais, DJ Egil tocando hits da música brasileira antes e depois dos longas e uma vista única para os Arcos da Lapa. 

A estreia da temporada, no dia 6 de agosto, será com “Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha”, filme de Eduardo Albergaria, que conta a trajetória da dupla de maior sucesso do funk melody brasileiro de todos os tempos, a história de uma amizade que se transformou em superação e realizações. 

Na semana seguinte, no dia 13 de agosto, “Cássia Eller: Amores, Música e Um Pouco de Malandragem” é a atração principal. O filme de Paulo Henrique Fontenelle é repleto de imagens de arquivo e entrevistas que reconstroem a trajetória de Cássia, do seu surgimento na cena musical, no final dos anos 1980, até sua morte precoce, em 2001, com cenas inéditas da vida pessoal da cantora.

“Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” é o longa do dia 20 de agosto. Dirigido por Pedro Bronz, mostra a trajetória artística da cantora carioca Beth Carvalho, que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. O documentário ressalta sua paixão pelo samba, pelo time do Botafogo e também pelo ativismo político.

Finalizando a programação, no dia 27 de agosto, “Cazuza: O Tempo não Pára”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho”. O filme traz a história profissional e pessoal de um dos maiores cantores e compositores nacionais, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo com a saúde debilitada.

“A Cinefesta é o nosso sonho de ocupação do Terraço da Fundição Progresso, um espaço alternativo de exibição ao ar livre, que celebra filmes nacionais, oferecendo uma vivência na interseção entre o cinema e a música. Em quatro temporadas, já tivemos mais de 20 filmes exibidos, para cerca de 3 mil pessoas, chegando a reunir em uma única sessão até 200 pessoas. A programação com histórias como as de Claudinho e Buchecha, Cassia Eller, Cazuza e Beth Carvalho é extremamente relevante na cultura brasileira e a projeção a céu aberto, de frente para os Arcos da Lapa, por si só é coisa de cinema!” Conta Cris Nogueira, idealizadora da mostra de filmes.

Serviço:

Cinefesta

Terças,  a partir das 19h, com projeção às 20h

6/8: “Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha”(2023)

13/8: “Cássia Eller: Amores, Música e Um Pouco de Malandragem”(2015)

20/8: “Andança: Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”(2022)

27/8: “Cazuza: O Tempo não Pára”(2004)

Ingressos em www.fundicaoprogresso.com.br