#estudeofunk faz Baile de Verão na Fundição Progresso

Terceira edição do evento reúne MC Carol, DJ Memes, Deekapz,  Crazy Jeff e Ardo

A terceira edição do Baile do #estudeofunk acontece no dia 25 de janeiro, sábado, na Fundição Progresso. Além do show dos artistas do #estudeofunk, o evento reunirá grandes nomes como MC Carol, DJ Ramemes, Deekapz, Crazy Jeff e Ardo, trazendo para a Casa de Todas as Tribos um Baile de Verão com o que há de mais quente na cena funk.

O #estudeofunk é um programa de residência artística musical que reúne em seu elenco MC’s, dançarinos, DJ’s e beatmakers que são referência no estilo. Em sua trajetória, recebeu mais de 150 artistas, lançou 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, somando aproximadamente 500 mil visualizações no canal do Youtube. 

“Montamos um line muito quente pra combinar com o verão do Rio de Janeiro. São grandes nomes da cena reunidos em uma noite que com certeza será inesquecível”, afirma Taísa Machado, diretora artística do programa. O show do coletivo do #estudeofunk é criado especialmente para o baile com os maiores sucessos já lançados pelos artistas, em uma apresentação dinâmica e expressiva sobre a cena atual. 

De Niterói para o mundo, MC Carol é destaque do baile 

MC Carol é um dos grandes nomes atuais do funk carioca. Sucesso com músicas como “Minha vó tá maluca”, lançou “Bandida”, seu primeiro álbum, e surpreendeu ao cantar temas como a realidade das comunidades, a sexualidade e o feminismo. Nos últimos anos, a artista fez shows nos EUA, Europa e nos principais festivais do país, e lançou o álbum “Levanta Mina”, que trouxe a veia cômica - característica da artista - ao lado de músicas que abordam temas como a sexualidade do ponto de vista feminino, além da gordofobia e o machismo, questões que ela combate no dia a dia. Em 2023, ao lado da cantora Iza, MC Carol lançou “Fé Nas Maluca”, que rendeu a elas diversos prêmios. Ainda no mesmo ano, Carol lança “Tralha”, seu terceiro álbum de estúdio, explorando sonoridades do trap e abordando temáticas como dinheiro, amor e sucesso.

Pela segunda vez no Baile do #EOF, DJ Ramemes 

Nascido e criado em Volta Redonda, Ramon Henrique começou em 2017 a produzir músicas quase que por brincadeira, para fazer os amigos rirem, surgindo a partir daí sua persona artística, o DJ RaMeMes (O DESTRUIDOR DO FUNK). É conhecido por seus sets acelerados e frenéticos, tendo sido convidado para integrar o line-up de grandes eventos, como Coke Studio - Rock in Rio 2024 (RJ), CIA - Copa Inter Atléticas (MG), Festival MADA (RN), é hoje um nome frequente em festas e festivais de todo o Brasil. Foi residente do Ciclo I do #estudeofunk e em 2024 realizou sua primeira turnê internacional tocando na Itália, Inglaterra e Portugal. Já tocou junto com grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional e realiza o "Baile do Ramemes", festa que tem como conceito a união entre o baile de comunidade e a cena LGBTQIAPN+. 

Duo de sucesso em festivais pela primeira vez na Casa  

Deekapz é um duo de produtores do interior de São Paulo que busca combinar influências da música eletrônica global com sua bagagem de funk e música brasileira. A dupla já se apresentou em festivais como Lollapalooza, Primavera Sound, Coala, The Town, Festival Selvagem e Turá, passando ainda pela edição de estreia do Festival Extrapunk Extrafunk, promovido pelo rapper carioca Black Alien. Atualmente, o duo busca investir em festas que tornem a música eletrônica mais acessível e potente no Brasil. 0800 é um grande exemplo desse movimento: uma festa gratuita promovida pelo Deekapz nas ruas do centro de São Paulo, que reúne – com curadoria própria – DJs consagrados e iniciantes em uma tarde de música na rua. A festa é também uma forma de reverenciar a cultura do baile funk e sua histórica iniciativa de democratização da cultura, ainda que muito estigmatizada.

Além do show coletivo, artistas do #estudeofunk realizam apresentação solo

Artista participante do #estudeofunk, Ardo é um DJ e beatmaker que vem ganhando destaque na cena musical. Influenciado pela cultura hip-hop francesa e por suas raízes senegalesas, ele traz uma abordagem única e inovadora, que vai mostrar durante o baile. A vivência na França o introduziu a uma diversidade de estilos musicais, desde o hip hop até a música eletrônica. Já no Rio de Janeiro ele descobriu o funk, primeiro como ouvinte e atualmente como produtor. Seu repertório conta com muito Funk, Jersey, Drill, Afro-Beat e Afro-House. Já trabalhou com artistas como L7non e MC Lizzie Telefo e também é residente da Roda Cultural do Santo Amaro. Foi dj nas batalhas do Real, Botafogo, Pereira da silva e Canta Teresa. 

Também residente do #estudeofunk, Crazy Jeff, é carioca, envolvido com a cultura hip hop por meio da dança desde 2011. Tornou-se pesquisador musical, curador DJ, formado pelo projeto Mixinar (Instrutor: Dj Def Brks) em 2019, e pelo projeto Urban Work The Responsa em 2020. É criador das festas “Segundas Intenções” & “Crazy Party”, atua como DJ no Baile do Santo Amaro, membro dos coletivos Emburacamento e Gangzilla e especialista em Funk, Hip Hop, R&B e Afrowaves e sua variáveis. Já tocou em lugares como Nosso Parque, Ilha Smoke, Rooftop Selina Lapa, em eventos como Red Bull BC one City Cypher RJ 2024, Fan fest da Budweiser na Copa do Mundo 2022, Fan fest da Amstel Libertadores 2023, Bloco Amigos da Onça, Dj Carnamango e foi destaque no set “Solta o Som” no Canal Mocambo Grita.

O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
 

Serviço:
BAILE DO #ESTUDEOFUNK
Data: 25 de janeiro

Local: Fundição Progresso 

Abertura da Casa: 22h

Atrações:
#ESTUDEOFUNK

 

Classificação etária: 18 anos