MULTICULTURAL

ARCOS DIGITAL FILMES

Arcos Filmes

Um dos primeiros empreendimentos a serem inaugurados na Fundição Progresso, a Arcos Digital Filmes (ou Vídeo Fundição) tem longa tradição na formação, exibição e produção audiovisual.A Arcos Digital Filmes vem promovendo permanentemente desde sua inauguração, em 1990, cursos, workshops e oficinas, ministrados por expoentes da área.

Formação: Mais de 6.000 pessoas já participaram de seus cursos e muitas delas atuam com sucesso no mercado de trabalho. A Arcos implantou a 1ª escola técnica exclusivamente de audiovisual através do premiado projeto 5 Visões - Formação Técnica em Audiovisual, voltada para jovens de baixa renda. Também organiza cursos em outros estados como Brasília e Minas Gerais (para o Pólo de Audiovisual de Juiz de Fora), para instituições como a Rede Globo, a Marinha do Brasil e a Petrobras, e para grupos especiais.

Produção: Foram realizados no âmbito do projeto 5 Visões os curtas Prenda, Passe, Doido pelo Rio (Dir. Marcio Câmara, prêmios de Melhor Ator e Direção de Arte no III Jeri Digital), Maria Julia (Dir. Claudio MacDowell), Um dia de Sorte (Dir. Beto Moreira, prêmio melhor Ator no I Grandes Curtas de Pelotas), e também os vídeos Meninos, Eu Vi?, premiado no Tokyo Video Festival de 1992 e na Olimpíada de Vídeo da Escandinávia em 94 com a medalha de prata; O Milagre, classificado para o Festival do Minuto e Quarteirão da Cultura feito para a Secretaria Estadual de Patrimônio. Co-produção do documentário Josué de Castro - Cidadão do Mundo (Dir. Silvio Tendler) premiado com a Margarida de Prata - CNBB. Produção de filmes publicitários. Todas estas realizações têm a participação de profissionais e estagiários egressos dos cursos da escola.

Exibição: Nesta área foram realizados trabalhos como o Global Forum Vídeo Festival, mostra oficial do Fórum Global que exibiu mais de 100 horas de vídeos ecológicos, a versão carioca da mostra Vídeo Brasil, a Mostra Internacional de Vídeo Documentário. Produção da Mostra de Cinema Alemanha de Verdade para o Sesc Rio. Criação do Cineclube Digital, que funcionou regularmente de 2002 a 2005, e agora funciona no âmbito do projeto 5 Visões.