MULTICULTURAL

Ritmos brasileiros na panela!

Ritmos brasileiros na panela!

NOME DO PROFESSOR:  Felipe Reznik

MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR:

Felipe Reznik é percussionista e panelista de mão, professor de música, pesquisador de cultura popular e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Práticas Musicais da UNIRIO. Em 2020, criou o projeto RELUZ, o encontro da panela de mão com a realeza da cultura brasileira, por onde lançou clipes com Lia de Itamaracá e Aurinha do Coco. Além disso, é mestre de bateria do Bloco do Sargento Pimenta, professor formador do Instituto d'O Passo e professor de música da Escola Nacional de Circo.

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

A panela de mão: o que é, contexto histórico, escalas, técnica básica; A pré-panela: pesquisa com objetos de casa, elaboração de formas de construção e adaptação; O Passo: introdução, ritmo e movimento, o movimento quaternário, Folha dos Números, movimento do E, Folha do E e Folha do I; Os ritmos brasileiros: ciranda, marchinha, coco e jongo, contexto histórico-social, a formação instrumental tradicional, estrutura rítmica básica; Ritmos brasileiros na panela: grave, agudo, grave + agudo, tocar e cantar.

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Música

HABILIDADES DESENVOLVIDAS: 

- Introduzir o instrumento panela de mão como um desenvolvimento do handpan visto sob a perspectiva brasileira;

- Desenvolver a construção da pré-panela a partir de objetos de casa, um instrumento que tenha as características físicas da panela de mão com pelo menos a possibilidade de um som grave e um som agudo;

- Apresentar as bases do método de educação musical O Passo por meio do estudo das folhas básicas;

- Compreender o contexto histórico-social e a formação instrumental de quatro ritmos brasileiros;

- Capacitar o aluno para analisar e praticar na panela as estruturas rítmicas básicas da ciranda, da marcha, do coco e do jongo;

- Apresentar o cenário do handpan com músicos e fabricantes atuantes na cena brasileira e mundial.

PALAVRAS CHAVES:  Ritmos brasileiros, panela, panela de mão, handpan, O Passo, Educação Musical, ciranda, marchinha, coco e jongo.

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:  Uma panela.

PERFIL DO PÚBLICO:  Pessoas de 15 a 70 anos (com possíveis exceções para mais e para menos) interessadas em: música, ritmos brasileiros, aprender a tocar um instrumento, batucar em todas as coisas.

FORMATO DO CURSO:  4 aulas de 2h - carga horária total 8 horas.

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:  

Dias 13, 17, 20 e 24/setembro - 2as e 6as feiras das 19h as 21h

VALOR DO CURSO:

R$ 50,00

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Ritmos brasileiros na panela!

Aulas:

13 à 24/9

R$50,00

INSCREVER_SE