MULTICULTURAL

Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência

Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência

NOME DA PROFESSORA:  Patricia Dorneles

MINI CURRÍCULO DA PROFESSORA:

Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ. Pós-doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), na linha ambiente, ensino e território. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001), na linha de pesquisa Educação Popular e movimentos sociais. Graduação em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre (1995). Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais e tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2005 à 2009, implementando o Programa Cultura Viva na Região Sul e as ações de Cultura e Saúde deste órgão. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura e do Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, que em 2020 chegou a 8ª edição. Foi Superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ de 2015 a 2019. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura - CNPQ, coordenadora do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde -  LACAS/UFRJ e Coordenação de Ações de Acessibilidade do Projeto Um Novo Olhar da Faculdade de Música da UFRJ/Fundação Nacional das Artes - FUNARTE e Curso de extensão interinstitucional (UFRJ/UFPel) Terapia Ocupacional e Acessibilidade Cultural. Integra a Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural - RAFFACULT.

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

O minicurso tem como objetivos apresentar um breve histórico do direito cultural das pessoas com deficiência, os aspectos gerais das deficiências, a contribuição da Tecnologia Assistiva para inclusão e participação das pessoas com deficiência, reflexões sobre experiência estética e fruição artístico cultural e os desafios dos desenvolvimentos de projetos culturais acessíveis  e da acessibilidade em ambientes culturais para a promoção da cidadania cultural das pessoas com deficiência.

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Gestão e Políticas Culturais.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Conhecimento geral sobre a pauta da acessibilidade cultural para o desenvolvimento de projetos, programas e ações culturais para as pessoas com deficiência

PALAVRAS CHAVES:  Cultura, acessibilidade e pessoas com deficiência.

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:  Sala virtual e intérprete de libras.

 

PERFIL DO PÚBLICO:  Interessados em geral sobre política e gestão cultural com acessibilidade.
 

FORMATO DAS AULAS:  4 aulas de 2h - carga horária total 8 horas

DIAS E HORÁRIOS:

Dias 21, 23, 28 e 30/setembro

3ªs e 5ªs feiras das 9h às 11h.

VALOR DO CURSO:  R$ 50,00

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Cidadania e Direito Cultural da Pessoa com Deficiência

Aulas:

21 à 30/9

R$50,00

INSCREVER_SE