MULTICULTURAL

Corporeidades Afro e danças do Brasil

Corporeidades Afro e danças do Brasil

NOME DA PROFESSORA:  Aline Valentim

MINI CURRÍCULO DA PROFESSORA:

Aline Valentim é referência em dança afro-brasileira e danças populares com mais de 20 anos de atuação. Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, e Pós-Graduada em Terapia pela Faculdade de Dança Angel Vianna. Atua como coreógrafa, bailarina, professora e pesquisadora na área de danças populares brasileiras e danças de matriz africana. Seu trabalho está pautado nas práticas culturais negras como linguagem artística e caminho para articular saberes e poderes através do corpo. É fundadora da Cia Babalakina com 16 anos de atuação e mantém um núcleo permanente de Dança Afro na Fundição Progresso onde realiza cursos regulares, ensaio e intercâmbios com mestres e bailarinos do Brasil e do mundo. Durante a pandemia adaptou suas aulas ao espaço virtual confirmando o poder de conexão e cura que esta linguagem de Dança promove. "A dança é nossa tecnologia ancestral de saúde, saber, alegria e potência de vida."

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

O curso propõe um passeio através de ritmos da Cultura Popular Brasileira. Uma viagem por nossas manifestações de matriz africana e ameríndia, exercitando corpo e consciência através de movimentos destas danças e suas histórias e identidades. Dançaremos ritmos como Maracatu, Jongo, Coco, Cavalo Marinho, Ijexá e Samba Reggae. Promovendo conhecimento cultural , valorização de nossas manifestações populares, brincando, aprendendo e trazendo algumas possibilidades de fusões e recriações já que nossa cultura é viva, nasce das tradições  e também se renovam através dos tempos, das vivências e da contínua criatividade dos corpos em movimento.

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Dança, música, cultura negra, cultura afro-brasileira e manifestações populares.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Ritmo, equilíbrio, percepção musical, capacidade aeróbica,  consciência corporal e conhecimentos sobre as manifestações culturais negras, ameríndias e populares.

PALAVRAS CHAVES:  #corpo; #música; #dança; #culturanegra #culturapopular

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:   Somente disponibilidade corporal

PERFIL DO PÚBLICO:  Preferencialmente adultos sem restrições de idade, basta estar disposto a mover o corpo, exercer a escuta, e mergulhar na fluidez e a energia que as danças afro promovem.

FORMATO DAS AULAS:  8 aulas de 1 hora de duração - carga horária total 8 horas 

DIAS E HORÁRIOS:

Dias 01, 03, 06, 08, 10, 13, 15 e 17/setembro

2ªs, 4ªs e 6ªs feiras das 9h às 10h

VALOR DO CURSO:  R$ 50,00

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Corporeidades Afro e danças do Brasil

Aulas:

1 à 17/9

R$50,00

INSCREVER_SE