MULTICULTURAL

Etnoculinária

Etnoculinária

NOME DA PROFESSORA:  Leila Carneiro Leão

MINI CURRÍCULO DA PROFESSORA:

Leila Leão é chef responsável pela cozinha da Casa Omolokum. A culinária se tornou a forma de expressão religiosa e cultural de Leila, que hoje, depois de 27 anos de iniciada nos segredos da cozinha de axé, passa seus ensinamentos e sabores a cada um que entra em sua casa ou em seus eventos. Omolokum é um projeto de gastronomia musical, cuja característica é o resgate da culinária afro-brasileira, acompanhada pela musicalidade vinda do Continente Africano, fazendo um resgate dessa cultura que influencia as pessoas até os dias atuais.

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

Duas aulas de culinária de terreiro e duas aulas de culinária afro-brasileira. As aulas passarão por uma introdução teórica inicial sobre a história desses pratos, suas origens e influências. Os alunos poderão participar na cocção dos pratos ao mesmo tempo que a professora, sendo assim no final de cada aula terão resultado imediato do sucesso da aula, degustando o prato do dia e fazendo considerações sobre os temas abordados na aula.

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Comida de influências afro-brasileiras.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

Os alunos poderão desenvolver uma base na comida de dendê,  assim possibilitando a cocção de outros pratos posteriormente. Além da imersão no conhecimento sobre a história ancestral dos sabores que contribuíram na formação cultural e religiosa de todo um povo, quebrando assim tabus e conceitos pré-estabelecidos sobre essa culinária tão rica, saborosa e cheia de história.

PALAVRAS CHAVES:  Oficina de Etno Culinária e comida de terreiro.

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:  Insumos para as receitas, que serão indicados por email para os alunos matriculados, que poderão adquirir os ingredientes se quiserem cozinhar junto com a Leila ao longo das aulas.

PERFIL DO PÚBLICO:  A faixa etária para essa aula é a partir dos 14 anos de idade. O público deve ser aberto a novas experiências de sabores e da história da comida ancestral que foi de grande importância cultural e influência para pratos que conhecemos hoje.

FORMATO DO CURSO:  4 aulas de.2 horas - carga horária total 8 horas

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

Dias 10, 17, 24 e 31/agosto

3ªs feiras, das 11 às 13 horas
VALOR DO CURSO:  R$ 50,00

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Etnoculinária

Aulas:

10 à 31/08

R$50,00

INSCREVER_SE