MULTICULTURAL

Phýsis, Poesia e Filosofia: sobre a construção de uma pedagogia em harmonia com a Natureza

Phýsis, Poesia e Filosofia: sobre a construção de uma pedagogia em harmonia com a Natureza

NOME DO PROFESSOR:  Emerson Facão

MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR:

Emerson Facão é poeta, músico, educador, pesquisador, professor de Filosofia. É graduado pela UERJ e possui mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-Rio. Desenvolve seu trabalho na área de Filosofia, Arte e Educação, com ênfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Política, Estética e Filosofia da Linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Natureza, Saúde, Poética, Sofística, Pré-socráticos, Literatura Grega, Latina, Indígena e Egípcia.

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

A Natureza é sábia, e ela não faz nada sem nenhum propósito. Segundo Aristóteles, no livro da Política, o homem é um animal que tem o poder de organizar uma comunidade justa que busca encontrar a sua plenitude existencial como objetivo final de sua vida. Nesse sentido, o poder de comunicação e de criação que é fornecido e revelado pelo pensamento são determinantes para a construção, organização e manutenção do mundo humano em diálogo com o mundo divino. Semelhante ao deus platônico que se inspira nas ideias, para a criação de todo o universo, o homem "mimetiza a Natureza" para a realização dessa finalidade existencial. Logo, estudar a sua manifestação é o ideal do homem primitivo que ao reconhecer a sua presença é tomado pelo desejo de saber em todos os povos na antiguidade. Esse importante passo contribuiu de modo definitivo para o seu mais amplo desenvolvimento cultural em diferentes contextos de nossa história. O trabalho dos primeiros pensadores parte dessa constatação inicial. Ou seja, o olhar dirigido para todos os fenômenos naturais que eclodem ao redor do seu espaço de atuação delineia o campo de possibilidades para a sua afirmação através da construção do mundo que se dá através da revelação dos segredos da Natureza. O nosso minicurso pretende apresentar algumas reflexões sobre essa questão a partir dos seguintes eixos temáticos:

I. Natureza, Poesia e Filosofia ou o nascimento dos deuses

II. Ecologia e o Contrato Natural: o homem como um animal político

III.  Algumas considerações sobre o conceito de Progresso

IV. Como construir uma pedagogia em harmonia com a Natureza?

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Ética, Epistemologia, Política , Saúde, Educação e Cultura.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Reflexão, interpretação, argumentação, saúde, consciência ambiental e coletividade.

PALAVRAS CHAVES:  Filosofia; Natureza; Ecologia; Cultura.

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:  Uma garrafa de café e de água :)

PERFIL DO PÚBLICO:  a partir dos 17 anos de idade.

FORMATO DO CURSO:  4 aulas de 2 horas - carga horária total 8 horas

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

Dias 14, 21, 28/agosto e 04/setembro

Sábados, das 17h às 19h

VALOR DO CURSO:  R$ 50,00

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Phýsis, Poesia e Filosofia: sobre a construção de uma pedagogia em harmonia com a Natureza

Aulas:

14/08 à 4/09

R$50,00

INSCREVER_SE