MULTICULTURAL

Atuação para iniciantes: Começando do ponto em que estamos

Atuação para iniciantes: Começando do ponto em que estamos

NOME DO PROFESSOR:  Jopa Moraes

MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR:

Multiartista. É membro da Armazém Companhia de Teatro desde 2014. Entre 2014 e 2020, apresentou seus trabalhos em diversas capitais brasileiras, além de participar de festivais internacionais na França, na Escócia e na China. Participou da criação do espetáculo de teatro emergencial ”Parece Loucura Mas Há Método” que a Armazém apresenta pela plataforma Zoom durante a pandemia. Com Bruna Trindade, idealizou a oficina virtual de teatro para adolescentes “Um Módulo Para o Vento” e dirigiu o espetáculo online “Iliria”  apresentado virtualmente pelos alunos da oficina.

RESUMO DO CURSO / CONTEÚDO:

Qual a necessidade do teatro para alguém que vive no Brasil em 2021? Em tempos de crise sanitária e distanciamento social, o que fazer dessa antiga forma de arte que é inteiramente dependente do meio social? Talvez uma reinvenção possível através da sociabilidade proposta pelas redes digitais. Como em todo clichê, há uma verdade adormecida na ideia de que o evento teatral “é algo que nunca se repete” e de que é daí que vem todo o seu poder. Através do ato de assistir e ser assistido, o teatro nos dá uma vida compartilhada. Pensada para o público iniciante, essa oficina procura nas limitações do momento atual o combustível de uma criação poética possível.

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Atuação, teatro

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Focada em jogos e exercícios que mantenham os acontecimentos sempre renovados e no presente, os artistas iniciantes nesta oficina serão convidados a pensar sobre as novas possibilidades do ator em seu tempo. Com dinâmicas estruturadas exclusivamente para as plataformas digitais, a oficina lidará com as escolhas feitas antes, durante e depois de estar em cena. Fazer parte de uma experiência compartilhada em rede, jogar com regras que devem ser quebradas, falar sobre e para um tempo desestruturado – a partir disso se dará o nosso encontro.

PALAVRAS CHAVES:  Atuação; teatro; arte

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:  Computador ou smartphone com acesso a internet.

PERFIL DO PÚBLICO:  A partir de 15 anos

FORMATO DO CURSO:  6 aulas de 2 horas - carga horária total 12 horas

DIAS E HORÁRIOS:

Dias 10, 12, 17, 19,  24 e 26/agosto

3ªs e 5ªs feiras das 19 às 21 horas

VALOR DO CURSO:  R$ 50,00 

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Atuação para iniciantes: Começando do ponto em que estamos

Aulas:

10 à 26/08

R$50,00

INSCREVER_SE