MULTICULTURAL

OFICINA DE PERCUSSÃO BATERIA EXAGERADA

OFICINA DE PERCUSSÃO BATERIA EXAGERADA


Oficina de Percussão da Bateria Exagerada


SOBRE O PROFESSOR:
Felipe Bruno iniciou suas atividades musicais ainda criança ao integrar a Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa, que em 2008 recebeu o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2001 integra a bateria da Unidos do Viradouro, sob regência do Mestre Ciça. Em 2007 tornou-se monitor e professor de caixa de guerra e surdos na “Oficina de Ritmos do Bloco do
Vigário”. Em 2012, fundou a Oficina Batuquebato e no ano seguinte, gravou a trilha sonora do filme “Flores Raras”, de Bruno Barreto. Desde 2014 faz parte do Bloco Exagerado, produzindo, dirigindo e criando arranjos de versões das canções de Cazuza. Mestre da Bateria Exagerada, é responsável pela regência e supervisão dos monitores e alunos de cada naipe.
 

RESUMO DO CURSO/CONTEÚDO:
A Oficina de Percussão e Ritmos do Bloco Exagerado tem uma proposta sócio-musical e educacional, com ensino teórico e prático de música, através dos instrumentos característicos da percussão carioca, como surdos, caixa, repique, tamborim e chocalho, e orquestração típica das Escolas de Samba. As aulas são estruturadas em três etapas. Na primeira são realizadas atividades de musicalização através de percussão corporal, canto e solfejo, facilitando o entendimento teórico.

Num segundo momento, acontece o estudo técnico e teórico por instrumentos, onde os alunos são separados por instrumentos para aprender, aprimorar e evoluir postura, posicionamento, técnica com baquetas, macetas etc. A última etapa é a prática em conjunto. Os alunos exercitam o conteúdo assimilado e experienciam o tocar em grupo, ouvindo o seu e os outros instrumentos e a movimentação que acontece ao seu redor.

O objetivo é a formação dos novos integrantes da “Bateria Exagerada 2023”, utilizando técnicas que aprimoram o entendimento e exploração dos ritmos, para construção de novo repertório e realização de apresentações, ensaios e shows.


A oficina conta com uma equipe de professores, um para cada instrumento, e um produtor. São eles: Renan Farias, professor de surdos de primeira, segunda e terceira; Marcelle Cabral, professora de tamborim; Andréa Racchicini, professor de repique; Raphael Lopes, professor de caixa de guerra; Thiessa Leite, professora de ganzá e Rafael Braga, produtor e idealizador do Bloco.
 

ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Música e manifestações populares.


HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
Percepção rítmica, prática de conjunto, formação de vocabulário de células rítmicas presentes na linguagem da tocada nas rodas de samba, para serem utilizadas em variações, levadas, solos e convenções, fornecendo elementos para a criação de arranjos.


PERFIL DO PÚBLICO:
De 18 a 60 anos. Fãs de Cazuza e do rock nacional e amantes do carnaval carioca.


DIAS E HORÁRIOS DOS CURSOS:
Quartas-feiras às 19h.


INSTRUMENTO E/OU VESTIMENTA NECESSÁRIOS:

Apesar de serem oferecidos instrumentos pela oficina, o ideal é que o aluno tenha seu instrumento para poder treinar em casa. Não há vestimenta padrão, mas é bom usar roupas leves.

VALOR DO CURSO:
Mensalidade: R$250 (com descontos até 20%).

Bolsas para pessoas pretas, LGBTQIA+ e baixa renda.

FORMAS DE PAGAMENTO:
Transferência ou dinheiro.

QUER PARTICIPAR?
Venha com a gente fazer parte dessa aula maravilhosa!
Preencha a ficha de inscrição no botão INSCREVER-SE, e vamos entrar em contato para orientar
sobre o pagamento.
Contato: fundicao.multicultural@gmail.com
Compareça no Centro Cultural Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 - Lapa - Rio de Janeiro)
antes do início da aula.

OFICINA DE PERCUSSÃO BATERIA EXAGERADA

Aulas:

Quartas-feiras às 19h.

Mensalidade: R$250 (com descontos até 20%).

INSCREVER_SE