MULTICULTURAL

UM MÓDULO PARA O VENTO | OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES

UM MÓDULO PARA O VENTO | OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES

Qual é a necessidade do teatro para alguém que já nasceu em um mundo conectado? Em tempos de streaming e dispositivos multi-tarefas, o que fazer dessa antiga forma de arte que não é interrompida por anúncios de um minuto que serão pulados após cinco segundos? Como em todo clichê, há uma verdade adormecida na ideia de que o evento teatral "é algo que nunca se repete" e de que é daí que vem todo o seu poder. Através do ato de assistir e ser assistido, o teatro nos dá uma vida compartilhada. Sem a mediação de uma tela entre os que vêem e aquilo que é visto, uma experiência radical surge de repente – uma responsabilidade mútua entre público e plateia para que esse lance de ver e ser visto dê certo de algum modo.

Pensada para o público jovem, especialmente afetado pela pandemia com o ensino à distância, a oficina é feita para aqueles que desejem desenvolver, ou recuperar, a capacidade de expressão pessoal e a criatividade, abordando escolhas feitas antes, durante e depois de entrar no palco. Uma experiência de carne e osso, jogo com regras que devem ser quebradas, falar sobre e para um tempo fragmentado – a partir disso se dará o nosso encontro.

A Armazém Companhia de Teatro foi formada em 1987, em Londrina, em meio à efervescência cultural vivida pela cidade paranaense na década de 80. Liderados pelo diretor Paulo de Moraes, o senso de ousadia daqueles jovens buscando seu lugar no palco impregnaria para sempre os passos do grupo. Com sede no Rio de Janeiro desde 1998, a companhia completa agora 30 anos de sua formação. Apesar da construção de espetáculos tão díspares e complementares como A Ratoeira é o Gato (1993), Alice Através do Espelho (1999), Toda Nudez Será Castigada (2005) e O Dia em que Sam Morreu (2014), a Armazém Companhia de Teatro segue sua trajetória sempre investindo numa linguagem fragmentada, que ordene o movimento do mundo a partir de uma lógica interna. Essa lógica interna é a voz da Armazém, talvez a grande protagonista do mundo representacional da companhia.

PERFIL DO PÚBLICO:
Jovens de 13 a 20 anos.

DIAS E HORÁRIOS DO CURSO:
Segundas e quartas-feiras às 16h.
De 18/05 a 20/06.


MATERIAL OU VESTIMENTA NECESSÁRIA PARA A ATIVIDADE:
Roupas confortáveis


Contato: ummoduloparaovento@gmail.com

UM MÓDULO PARA O VENTO | OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES

Aulas:

Segundas e quartas-feiras às 16h

EM BREVE