MULTICULTURAL

Filosofia, Música e Natureza

Filosofia, Música e Natureza

TURMA ÚNICA - 4 aulas com 2 horas de duração - carga horária total 8 horas

- 27/FEV  - Sábado - das 16h às 18h
- 06/MAR - Sábado - das 16h às 18h
- 13/MAR - Sábado - das 16h às 18h
- 20/MAR - Sábado - das 16h às 18h

*PROFESSOR: Emerson Facão

*SOBRE O PROFESSOR: Emerson Facão é poeta, músico, educador, pesquisador, professor de Filosofia. É graduado pela UERJ e possui mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-Rio. Desenvolve seu trabalho na área de Filosofia, Arte e Educação, com ênfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Política, Estética e Filosofia da Linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, Natureza, Poética, Sofística, Pré-socráticos, Literatura Grega, Latina, Indígena e Egípcia.

*ÁREA DO CONHECIMENTO: Ética, Epistemologia, Política, Educação e Cultura.

*HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Reflexão, interpretação e argumentação.

*CONTEÚDO: Desde a antiguidade o homem tentou desvendar os segredos da Natureza. Entre os gregos, por exemplo, ele carrega diversos sentidos em torno do  conceito de Harmonia, de ser e o do devir.  Para o povo Yanomami ela se chama "Urihi" e é o espírito vivo responsável pela fertilidade e o bem estar da comunidade. Ou seja, uma reunião entre todas as partes que segue as mesmas leis musicais do Cosmo. De um modo geral, esse sentido fundamental para muitos povos se expressa como uma construção relacional entre as forças naturais e os seres. O nosso curso pretende apresentar algumas reflexões sobre essa questão através dos seguintes eixos temáticos:
- Natureza, Harmonia e Cosmo
- Ecologia: Ritmo, poesia e melodia da vida
- Primitivismo e progresso: a relação entre o mito e a razão.
- O indivíduo a partir de uma unidade harmônica com o cosmo: Algumas considerações sobre Henry David Thoreau e a sua obra Walden ou vida nos bosques

*PERFIL DO PÚBLICO: Qualquer idade a partir de 17 anos

*ACESSO GRATUITO

**  Esta atividade faz parte do projeto "Curso Música e Pensamento" e tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

 

Filosofia, Música e Natureza

Aulas:

27 de fevereiro a 20 de março

Inscrições gratuitas