MULTICULTURAL

REC Festival - Festival de Roteiro e Escrita Criativa

REC Festival - Festival de Roteiro e Escrita Criativa

VICTORIA ALVES, produtora e realizadora audiovisual.

Não é de hoje que nós vemos os resultados de nossos projetos artístico-pedagógicos germinando em território nacional. Mas, como não poderia ser diferente, cada uma dessas conquistas tem uma satisfação singular. Desde 1990, quando a nossa parceira ARCOS DIGITAL FILMES foi inaugurada em nossa sede, promovendo formação profissional em diferentes segmentos do setor audiovisual, através do projeto 5VISÕES - Formação Técnica em Audiovisual Multiplataforma, viabilizou a inserção de diversos jovens profissionais em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho.

Nesse ano de 2021, o qual nosso país e o mundo ainda sofre com a pandemia do novo coronavírus, tivemos a notícia de mais um caso de sucesso que passou pelo projeto 5VISÕES/VÍDEO FUNDIÇÃO e está dando grandes saltos, já no início de sua carreira, a jovem Victoria Alves dos Santos. Ela fez parte da última turma formada pelo 5VISÕES, no ano de 2018, e, a partir disso, começou a atuar em diferentes tipos de produções,  experimentando-se, principalmente, na área técnica.

Segundo ela, o período que esteve no projeto, aprendendo na prática com profissionais experientes do mercado, foi determinante para a sua ativa atuação e continuidade na indústria do audiovisual brasileiro. Recentemente, por conta das experiências práticas que teve, ousou escrever seu próprio projeto cultural, o REC FESTIVAL - Festival de Roteiro e Escrita Criativa que foi selecionado em um concorrido processo seletivo pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Seu projeto REC FESTIVAL – Festival de Roteiro e Escrita Criativa tem como objetivo o estímulo a pesquisa de linguagem narrativa, a escrita criativa de novos roteiristas, a difusão da produção de novos realizadores e visa contribuir para a recuperação e desenvolvimento da economia no Estado do Rio de Janeiro. Promovendo a formação, através de oficinas livres, além de uma mostra competitiva de curta-metragem, com júri popular e um concurso de roteiro que contam com premiação em dinheiro.

Devemos ainda destacar que Victoria Alves é moradora de Pedra de Guaratiba, um bairro localizado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro com poucos equipamentos culturais, instituições de ensino, problemas graves relacionados à infraestrutura e mobilidade urbana. Considerando esses apontamentos e o período em que ela esteve participando do projeto 5VISÕES em formato presencial, com duração de sete meses, de segunda à sexta e o tempo de resposta para sua dedicação, percebemos o quanto a educação é capaz de nos mover.

Para saber mais sobre o projeto REC FESTIVAL acesse:

https://recfestival.com.br/

REC Festival - Festival de Roteiro e Escrita Criativa

Aulas:

Inscrições entre 3 e 14 de março

Inscrições gratuitas