8

Domingo

Pacari Pataxó: lendas e brincadeiras indígenas

Domingo
10:00H

As histórias contam sobre a ancestralidade do povo brasileiro e os mistérios da floresta, aproximando a atenção da criança para a natureza e a importância da preservação do meio ambiente.

 

As brincadeiras indígenas são criadas nas aldeias para diversão de todos e principalmente das crianças. Trazem uma ludicidade simples, reverenciando os elementos da natureza e são parte de uma herança da cultura brasileira que todos podemos e devemos conhecer e transmitir aos mais jovens.

 

Geralmente, as próprias pessoas confeccionam os brinquedos utilizados em algumas dessas brincadeiras que já fazem parte da nossa infância e podem ser usadas na educação infantil de modo a despertar o sentimento de coletividade, companheirismo, cooperação, além de habilidades como a coordenação, o equilíbrio e o senso de estratégia. 


MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR:

 

Pacari Pataxó é artesão indígena e dará as aulas online diretamente da floresta, na Aldeia Pataxó localizada no extremo sul da Bahia.

 

ÁREA DO CONHECIMENTO:  Cultura indígena

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:  Sensibilidade para o conhecimento ancestral e natural

 

PALAVRAS CHAVES:  Índio, indígena, povos nativos, brincadeiras

 

RECURSOS TÉCNICOS / MATERIAL NECESSÁRIO:    Internet 

 

PERFIL DO PÚBLICO:  Crianças a partir de 04 anos

 

FORMATO DAS AULAS:  3 aulas de 90 minutos, 1 vez ao mês

 

08/Agosto   (dia internacional dos Povos Indígenas)
05/Setembro   (dia da Floresta Amazônica)
03/Outubro   (dia das abelhas)

 

VALOR DA ATIVIDADE:  GRATUITA

 

Esta atividade faz parte do projeto FUNDIÇÃO MULTICULTURAL 2021, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e ICATU, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.


INGRESSOS:

QUERO ME INSCREVER