28

Sábado

Plante Rio

COMPRE JÁ

Sábado
12:00H

Em 2019, a Fundição Progresso tem a alegria de celebrar uma existência de 20 Anos Por Encanto. É neste clima que o Plante Rio anuncia sua quarta edição, no dia 28 de setembro. O Centro Cultural está de portas abertas para que todos se juntem a nós neste incrível salto no vazio, que é exatamente como diz o ditado: quando olhamos muito tempo para um abismo, o abismo nos olha de volta. Escolhemos mergulhar nesta aventura há duas décadas e é ela que inspira esta edição "Por Encanto", em que vamos falar de cultura, ecologia, rituais, relações, arte, cuidado, ciência, agroecologia, comunicação, sobrevivência, empreendedorismo, sustentabilidade e todos os infinitos temas que orbitam esses assuntos.

É por encanto (mas não por acaso) que neste ano lançamos também o projeto Fundição Verde, realizado numa obra de fachada repleta de conteúdo, que reinventa a cerca que definia os limites da Fundição Progresso. Feita de ferro fundido, com o formato de folhas de plantas reais, a nova grade expande seus limites, deixa de ser cerca e se torna aGradeSer, nova habitante da casa.

E como sinal de agradecimento à região que há 20 anos acolhe a Fundição, presentearemos a cidade do Rio de Janeiro com seu primeiro Jardim de Chuva - um marco sustentável, que prestará inestimáveis serviços ambientais para a Lapa. Jardins de chuva são presentes ecossistêmicos: eles diminuem o calor, aumentam a permeabilidade do solo, reduzem o impacto de enchentes, despoluem a água de chuva urbana pela ação das raízes, alimentam, atraem e cultivam a biodiversidade local através da fauna e da flora. Em uma região conhecida por alagamentos, que tem em sua história uma lagoa aterrada e impermeabilizada, pedimos licença, quebramos o concreto e o solo respira novamente.

Teremos atividades para todos os públicos: feira, oficinas infanto-juvenis e adultas, haverá rodas de conversa diversificadas sobre espiritualidade, autoconhecimento, cosmética natural, novas economias e novas (ou antigas) formas de se relacionar em sociedade e com o planeta. Para alimentar o corpo, Comida agroecológica; para saciar o espírito, surpreendentes intervenções artísticas.

Traga sua família e venha passar um fim de semana conosco celebrando a natureza-cultura e sua riqueza, por encanto!


INGRESSOS:

COMPRE JÁ